Seminário debate violência contra a mulher em Olinda

Por Coletivo Mulher Vida

O Coletivo Mulher Vida (CMV) realizou o Seminário Violência Contra as Mulheres no Município de Olinda-PE: Uma análise do contexto, no dia 14 de julho de 2022, no Hotel Costeiro, em Olinda.

Na ocasião, foi lançada a pesquisa “Violência Contra as Mulheres no Município de Olinda-PE. Uma análise a partir do triênio 2018-2020”, desenvolvida através de parceria entre a Universidade Federal de Pernambuco, Núcleo de Saúde Coletiva do Centro Acadêmico de Vitória e o CMV.

Na pesquisa foi apresentado o que os números oficiais apontam, enfocando as gestações na infância/adolescência, a partir dos dados de nascimentos, e as possíveis relações desse fenômeno com a violência; notificações de violência nos serviços de saúde; violência doméstica e familiar nas ocorrências policiais; crimes de estupro registrados por boletins de ocorrência policial; hospitalizações por violência; e dados de óbitos de mulheres registrados no sistema de saúde e nas ocorrências policiais.

Estiveram presentes no encontro cerca de 70 pessoas, entre palestrantes, público e equipe. Agradecemos a todes que fizeram este evento acontecer, que palestraram, trazendo muitas informações importantes, dados, estatísticas, conceitos, esclarecimentos e formas de prevenção. Agradecemos a quem organizou o seminário, quem esteve presente, quem fez os registros e participou nas escutas, acolhimento, perguntas e a quem esteve junto nas redes sociais também. Sigamos, conscientizando, prevenindo, enfrentando e nos protegendo. Sigamos sabendo que viver sem violência não é fácil, mas é possível.