8M: Dia de luta pela vida das mulheres

Por Coletivo Mulher Vida

Muito mais que flores ou chocolate, queremos, todos os dias, respeito, paz e a garantia dos nossos direitos. Por isso, durante todo o 08 de março de 2022, Dia Internacional da Mulher, lembramos isso e gritamos aos quatro ventos: Pela Vida das Mulheres, por um Brasil Sem Machismo, Sem Racismo e Sem Fome.

As atividades começaram cedo. Às 7h da manhã, a equipe, algumas mulheres e adolescentes atendidas pelo Coletivo Mulher Vida (CMV) estavam no Carmo, em Olinda, realizando panfletagem, distribuição de adesivo, com faixas e diálogo, propondo a resistência e união de todas nós: “eu resisto, você resiste. Juntas vencemos”. A ação foi aplaudida pelos motoristas e todos os que viram e ouviram o grito de resistência.

Às 14h, a coordenadora do Núcleo de Comunicação, Adriana Duarte, realizou uma palestra para a Controladoria Geral da União (CGU), tendo o Dia Internacional da Mulher como pauta central da conversa.

Já às 15h, o CMV juntou forças ao ato realizado pela Articulação de Mulheres Brasileiras, com concentração no Parque 13 de maio e seguiu, às 17h, para a Praça do Diário, tendo como tema “pela vida de todas as mulheres: abaixo o bolsonarismo. Pelo fim da fome, do racismo, feminicidio e transfeminicidio”.

Com panfletos, faixas, cartazes, adesivos e muita voz empoderada, o recado foi dado em todo o percurso: “estamos aqui pela vida das mulheres, pela garantia dos nossos direitos, pela igualdade, por um mundo mais justo, contra a guerra, pela paz”.

Finalizando o dia de muitas atividades, a assistente social do CMV, Inês Tenório, participou de uma ação do Shopping Patteo, em alusão à data, onde falou sobre a história da data 8 de março, sobre as lutas atuais e também sobre a campanha deste ano.