30 de julho – Dia Mundial Contra o Tráfico de Pessoas
Gente não é mercadoria! O tráfico de pessoas é um fenômeno diretamente relacionado ao aumento da pobreza e da miséria em todo o mundo. São criadas estratégias de cooptar mulheres, homens e crianças em situação de maior vulnerabilidade.
Fiquem atentes! Não aceitem propostas grandiosas de emprego e carreira. As articulações do tráfico de pessoas podem ocorrer e chegar até onde você menos espera.Todos nós fazemos parte dessa luta. Denuncie no disque 100 (Disque Direitos Humanos, no 190 (delegacia) ou ligue 180 (Central de Atendimento à Mulher).Atenção às redes sociaisEspecialistas chamam à atenção para o uso das redes sociais, que muitas vezes viram porta de entrada para o crime, já que os primeiros contatos podem ser feitos pela internet.
O especialista em crimes cibernéticos, Demetrius Gonzaga, alerta que podem existir diferentes tipos de perfis falsos no universo digital para chamar a atenção das vítimas.Ele detalha que muitos aliciadores aproveitam inclusive da crise econômica para fazer promessas de empregos no exterior.Fonte: https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2022/06/29/trafico-de-pessoas-aliciadores-usam-redes-sociais-para-falsas-promessas-traumatizante-diz-vitima-que-conseguiu-fugir-saiba-como-denunciar.ghtml