Saúde feminina: quem cuida de nós?

Por Coletivo Mulher Vida

Conheça iniciativas que desafiam a precarização de serviços e políticas públicas de saúde da mulher
Jade Santana
24 de janeiro de 2023 (Atualizado em 24 de janeiro de 2023)

A saúde da mulher teve muito pouco prestígio dos governos brasileiros nos últimos anos. Entre 2017 e 2021, o Estado cumpriu menos de 30% das metas de investimentos na área, segundo o Conselho Nacional de Saúde (CNS). Os dados mostram que o Brasil não cumpriu as promessas feitas à Organização das Nações Unidas (ONU): acabar com a pobreza, a fome e alcançar a igualdade de gênero.

Além do pouco compromisso com as recomendações internacionais, o CNS notou o baixo desempenho brasileiro no combate à mortalidade materna, além da redução orçamentária nos cuidados com saúde feminina. A diminuição do acesso a políticas públicas, menor integração ao mercado de trabalho e participação social, todas agravadas pela pandemia, também contribuem para o adoecimento das brasileiras.

No segundo episódio da série Por Elas, Por Nós, AzMina conversou com mulheres que desafiam a precarização de serviços e políticas de saúde pública. Além de tudo, elas combatem a violência de gênero na área. São mulheres que pensaram projetos voltados para a saúde física e mental de mulheres trans e cis para preencher a permanente lacuna do Estado. Assista aqui!

Matuzza Sankofa, diretora da Casa Chama e presidenta do Centro É de Lei; Mayara Ferreira, fundadora da rede de psicanalistas feministas DIVAM; e Caroline Brunetto, pesquisadora em Oncologia e Saúde da Mulher, contam sobre iniciativas visando a saúde das mulheres cis, trans e outras pessoas com útero. “A gente vai passando por algumas dificuldades e vai entendendo outras mulheres, entendendo suas dores”, explica Caroline. “Então a gente acaba pensando nessas soluções”, continua.

A websérie documental Por Elas, Por Nós traz como protagonistas mulheres que transformam o mundo, alterando o cenário de desigualdade de gênero no Brasil. São cinco episódios que tratam da ciência à arte, mostrando iniciativas de impacto tocadas por mulheres. O projeto foi produzido via PROMAC, da Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo, com patrocínio da B3 e Falconi.

JADE SANTANA

email
Estagiária de Jornalismo
Jade Santana é estudante de jornalismo da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Fez estágio no jornal A Tarde. Gosta de escrever. Salvador BA.

Fonte: https://azmina.com.br/reportagens/saude-da-mulher-quem-cuida-de-nos/