CMV participa de Conferência Municipal da Criança e do Adolescente

Por Coletivo Mulher Vida

Foi realizada, nos dias 25 e 26 de janeiro, a 11ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes de Olinda, que teve como tema central a  Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempo de pandemia da Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade.

O Coletivo Mulher Vida (CMV) esteve presente através da representação Vânia Araújo, enquanto delegada; Géssica e Alice Rosa, enquanto delegadas, representando o movimento de crianças e adolescentes e Maria Eduarda, como ouvinte/convidada, representando o CMV via Comitê Colegiado. Rosana França, que compõe o CMV, esteve na mesa de abertura, representando a Rede de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes em Pernambuco. Já Mana Duarte, que compõe a coordenação Colegiada do CMV, esteve na assessoria da Conferência, facilitando, em parceria com Gicélia Souza, o eixo de orçamento.

Dentre as atividades, foi feita a escolha de crianças, adolescentes e adultos para a representação na Conferência Estadual dos Direitos da Criança e Adolescentes de Pernambuco. Vânia Araújo, psicóloga do CMV e a adolescente Alice Rosa foram selecionadas e representarão o Coletivo na Conferência Estadual, que tem a realização prevista para agosto deste ano.

Este é o principal espaço de escuta das crianças e adolescentes sobre os seus desejos e anseios no que se refere à garantia dos seus direitos. Na conferência, os participantes foram divididos em eixos temáticos, dos quais foram votadas propostas, que serão levadas para a Conferência Estadual.

Eixo I: Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós pandemia;

Eixo II: Enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia de Covid-19;

Eixo III: Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção proteção e defesa dos seus direitos, durante e após a pandemia;

Eixo IV: Participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário pandêmico;

Eixo V: Garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes durante e após a pandemia de Covid-19.

Ana Kaylane, Jefferson e Maria Alice, adolescentes e jovens do Núcleo de Comunicação do CMV estiveram presentes na tarde do segundo dia fazendo a cobertura das atividades.