Curso aborda ações de combate ao tráfico de pessoas em Pernambuco

Por Coletivo Mulher Vida

Publicada em 13/10/2022 em www.trt6.jus.br

O Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (PE) e a ONG Freedom Fund realizaram o curso “Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas”, na manhã da terça-feira (11/10), no Radisson Hotel Recife. O evento foi organizado pelo desembargador do TRT-6 Paulo Alcântara (membro do Comitê Judicial de Enfrentamento à Exploração do Trabalho em Condição Análoga à de Escravo e ao Tráfico de Pessoas) e coordenado por Anália Ribeiro, consultora do Freedom Fund.

Durante o curso, foi possível examinar marcos legais e protocolos dos sistemas de proteção aos direitos humanos, construir diálogos sobre as diferentes políticas públicas contra a violência e debater o suporte no enfrentamento ao tráfico de pessoas. O objetivo do encontro foi desenvolver as capacidades dos atores públicos e da sociedade civil para que estejam sensibilizados e preparados a participar de um seminário internacional entre Brasil e Estados Unidos, programado para ocorrer em novembro. 

Participaram do curso representantes de diversas instituições ligadas ao combate ao tráfico de pessoas: Secretaria Estadual de Defesa Social; Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude; e Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos da Prefeitura do Recife; além das ONGs: GTP Prevenção e Cidadania; Childhood Brasil; IOM; Instituto Aliança; Coletivo Mulher Vida; Grupo Ruas e Praças; Grupo Adolescer; Unicap; Projeto GTP+; Centro das Mulheres do Cabo de Santo Agostinho; e Centro de Referência Margarida Alves.

Seminário Internacional

O “Seminário Internacional sobre Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas no Brasil e nos Estados Unidos: desafios e perspectivas”, programado para acontecer em novembro, no Recife, pretende reunir gestores do governo e autoridades americanas para falar da experiência dos EUA no combate ao tráfico de pessoas. Também serão convidadas autoridades brasileiras para debater os marcos legais e protocolos de inovação na área, adotados pelo Brasil.

Confira dados sobre tráfico de pessoas no Brasil. (link externo)

Para denunciar casos de violação de Direitos Humanos, utilize o Disque 100.

Veja mais fotos do curso… (link externo)

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida reprodução mediante citação da fonte

Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)

Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)

imprensa@trt6.jus.br

Texto: Fábio Nunes / Foto: Elysangela Freitas

Fonte: https://www.trt6.jus.br/portal/noticias/2022/10/13/curso-aborda-acoes-de-combate-ao-trafico-de-pessoas-em-pernambuco