CMV realiza série de cine debate com adolescentes e jovens

Por Coletivo Mulher Vida

O Coletivo Mulher Vida iniciou, na tarde da terça-feira, 20 de setembro, uma série de cine debate com mulheres adolescentes e jovens com o objetivo de trazer assuntos como participação política, políticas públicas e atuação da juventude na sociedade para discussão.

Ao todos serão realizados três encontros:

20 de setembro: Uma geografia das desigualdades

22 de setembro: A conta fica para a juventude

27 de setembro: Enquanto eu viver, luto!

Confere aqui a sinopse de cada documentário:

Uma geografia de desigualdades

As grandes cidades refletem cada vez mais a exclusão social e as mais diversas formas de desigualdade. Atualmente, 84% da população do Brasil vive em áreas urbanas e mais de 11 milhões de pessoas moram em favelas. Nesse espaço urbano, especialmente nas periferias e favelas, as desigualdades vêm comprometendo o exercício dos direitos, à vida digna e a participação democrática das pessoas.

A Oxfam Brasil convidou a cineasta Day Rodrigues para produzir um mini-documentário que traduzisse essa questão. Assim nasceu Uma Geografia das Desigualdades. 

A conta fica para a juventude

A Conta Fica para a Juventude traz depoimentos de jovens de periferias de São Paulo sobre o impacto da pandemia de covid-19 em suas vidas e como a crise sanitária e econômica provocada por ela ameaça o futuro da juventude brasileira.

O filme, que faz parte do projeto Juventudes nas Cidades, da Oxfam Brasil, reúne histórias de jovens de periferias de São Paulo e suas angústias em relação à pandemia.

Enquanto eu viver, luto!

O documentário foi lançado em 10 de dezembro de 2017, Dia internacional dos Direitos Humanos. Dirigido por Iléa Ferraz, conta 10 histórias reais de violação de direitos vividas por mulheres negras.  A produção é uma parceria da ONG Criola, Oxfam Brasil e Pérola Negra Produções Artísticas, e faz parte do projeto Mulheres Negras Fortalecidas na Luta Contra o Racismo e o Sexismo, realizado por Criola com apoio da Oxfam Brasil, Ação Educativa, Fase, Ibase, Inesc e Instituto Pólis. Com: Carla Barbosa, Lidiane Oliveira, Djá Martins, Saritto Rodrigues, Débora Almeida, Naira Fernandes, Sol Miranda, Bianca Feliciano e Luciana Vasconcelos.