Workshop debate tráfico de pessoas
O Coletivo Mulher Vida (CMV) participou, nesta quarta-feira, (08/06), do Workshop Transdisciplinar sobre o Enfrentamento ao Tráfico de pessoas em Pernambuco, realizado pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRE6-PE) em parceria com a Freedom Fund. Participaram da reunião representantes do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), do Ministério Público do Trabalho em Pernambuco (MPT-PE), Secretaria de Defesa Social (SDS), ONGs, institutos e grupos ligados à temática.
O encontro teve por objetivos resgatar a Política e o Plano Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas; Construir uma agenda de trabalho coletiva; rearticular o Comitê Interinstitucional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e delinear o IV Plano Estadual ETP.
O workshop foi aberto pelo anfitrião, o desembargador Paulo Alcântara, representante da Justiça do Trabalho no Comitê Judicial de Enfrentamento à Exploração do Trabalho em Condição Análoga à de Escravo e ao Tráfico de Pessoas (TP) em Pernambuco designado pelo CNJ.
Em seguida, Anália Belisa Ribeiro e Poliana Magalhães, representantes da Freedom Fund realizaram uma apresentação institucional e mostraram dados da ONU, que foram cruciais para a decisão da atuação da Freedom no Brasil e em Pernambuco: o aumento dos casos de tráfico de pessoas, envolvendo, principalmente, crianças, adolescentes e mulheres.
Logo em seguida, foi exibido o documentário “Rotas de Ilusão”, que mostra a realidade do tráfico de pessoas a partir de entrevistas e depoimentos de pessoas que vivenciaram o tráfico e de organizações e órgãos governamentais que atuam no enfrentamento ao TSH.
Na ocasião, Adriana Duarte, da coordenação colegiada do CMV, falou sobre o perspectivas históricas do enfrentamento ao tráfico de pessoas. Ela iniciou a sua fala lendo o relato de Cláudia, do livro “Turismo Sexual, Tráfico, imigração: o que nós temos a ver com isso?”, a segunda publicação do CMV sobre a temática. Mana, como é conhecida, prosseguiu com a sua fala contextualizando o cenário de TP nacional e estadualmente, inclusive reforçando a necessidade da construção de um novo Plano de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, pois o último venceu em 2011.
“é necessária e urgente a volta do Comitê Estadual de Combate ao Tráfico de Pessoas”
Os participantes da reunião estavam em consenso: é necessária e urgente a volta do Comitê Estadual de Combate ao Tráfico de Pessoas, que teve suas atividades suspensas desde 2012. Durante o encontro, foram traçadas metas e ficou decidido que a discussão terá continuidade em uma nova reunião, com data a ser anunciada.