CMV realiza formação para adolescentes e profissionais

Por Coletivo Mulher Vida

Na terça-feira, 24/05, tiveram início, no Coletivo Mulher Vida (CMV), duas formações, para dois públicos diferentes: meninas de 13 a 18 anos e profissionais da rede de atendimento: a formação Cidadania, autoproteção e comunicação e a formação Outra forma de educar é possível.

A formação Cidadania, autoproteção e comunicação, destinada às adolescentes, conta com  oficinas temáticas, compreendendo temas diretamente relacionados ao processo de reconhecimento sobre os direitos, trazendo questões como o Estatuto da criança e do adolescente, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, métodos contraceptivos, IST’s e políticas públicas. As oficinas de comunicação se concentram em trabalhar a comunicação, reconhecimento dos espaços de fala, maior aproximação com os meios digitais de comunicação e de material digital.

Já a formação que tem os profissionais da rede de atendimento como público, a formação Outra forma de educar é possível será realizada em quatro encontros, onde serão trabalhadas questões relacionadas às violências doméstica e sexual; compreensão do fenômeno e a linha de cuidados para a atenção e proteção integral à saúde de crianças e adolescentes e suas famílias em situação de violência.

O Coletivo Mulher Vida tem como missão prevenir, enfrentar e desconstruir a violência doméstica, sexual e sexista (VDSS), através do estímulo ao afeto, à autoestima, à cidadania e ao protagonismo de crianças, adolescentes, jovens, mulheres e famílias, priorizando populações socialmente excluídas, na efetivação dos direitos humanos e na construção de uma cultura de paz.