Seminário Violência Sexual: Conversar para enfrentar

Por Coletivo Mulher Vida

O coletivo Mulher Vida (CMV) realizou, na sexta-feira, 25 de novembro, o Seminário Violência Sexual: Conversar para enfrentar, que tinha por objetivo ouvir adolescentes sobre como se protegerem e atuação no enfrentamento à violência sexual.

Pela manhã, houve debate a partir das palestras, que contou com a contribuição de Mana Duarte e Dolores Fastoso, da Coordenação Colegiada do CMV; Alexandro Silva e Alice Rosa, da Rede Mobilização Jovem de Olinda; Carmem Espiúca, do Comdaco, Maria Luiza Duarte, do Ministério Público; Theresa Calado, da UFPE e Charles Cléber da Silva, do Conselho Tutelar. Eles falaram sobre o funcionamento, atuação e importância dos serviços do Sistema de Garantia de Direitos (SGD).

Na parte da tarde, foram formados 4 grupos para debater sobre diversos temas:

Grupo 1 – Como crianças e adolescentes podem se autoproteger da violência Sexual (abuso e exploração)

Grupo 2 – Se eu falar, quem me escuta? Qual a maior dificuldade de ouvir as crianças e adolescentes quando falam das violências?

Grupo 3 – Como a escola pode ajudar para que crianças e adolescentes não sejam vítimas de violência sexual.

Grupo 4 – Como a família pode proteger as crianças e adolescentes contra a violência sexual.

Após o debate, foram apresentadas as sugestões e formada uma comissão com dois  representantes de cada grupo para darem seguimento às sugestões e decisões encaminhadas nos debates.