Recriado o Comitê Interinstitucional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas

Por Coletivo Mulher Vida

Na última quarta-feira (6/12/2023), o Governo de Pernambuco através do decreto Nº 55.903 de restabelecendo a nova estrutura para o Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas – NETP/PE e a recriação do Comitê Interinstitucional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas – CIETP/PE.

Está é uma luta constante das organizações da sociedade civil aqui em PE, que tem no seu foco de atuação o enfrentamento ao tráfico de pessoas.

São anos denunciando as fragilidades do NEPTP/PE; ausência de equipe técnica, ausência de fluxo adequado para atendimento e acompanhamento dos casos, falta de articulação e mobilização junto a sociedade civil para atuação de prevenção.

O Comitê Interinstitucional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas – CIETP/PE, é quem propõe as diretrizes que norteiam a política de enfrentamento ao tráfico de pessoas em Pernambuco, com a inexistência do CIETP/PE, o NEPTP esteve extremamente fragilizado para desenvolver suas funções.

É importante salientar que algumas organizações da Rede de Enfrentamento está nesse processo de luta pela retomada do CIETP/PE, há muitos anos, pela atualização do Plano Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, à exemplo do @cmv.ong@coletivomulhervida e a então Casa de Passagem que pautavam incansavelmente essa luta junto as autoridades pernambucanas.

Com o retorno CIETP/PE, esperamos que a atualização do Plano Estadual de Enfrentamento ao tráfico de Pessoas também seja retomado e efetivado.

No tocante a pauta do tráfico de pessoas, está Rede de Enfrentamento tem o compromisso em acompanhar e mobilizar a sociedade pernambucana a se fazer presente na luta, sobretudo quando o tráfico de pessoas acontece para fins de exploração sexual de crianças e adolescentes, que é nossa principal pauta de atuação.

Convidamos todas organizações que lutam pela promoção dos direitos humanos a somaram nesta pauta no CIETP/PE.

Vamos fortalecer essa luta!

#Protecaoaotraficodepessoas
#CIETPPE
#pernambuco
#rededeenfrentamentoempe