33 anos do ECA – Lembrar o Passado, Pensar o Presente, Projetar o Futuro

Por Coletivo Mulher Vida

O Coletivo Mulher Vida (CMV) participou do Seminário 33 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente – Lembrar o Passado, Pensar o Presente, Projetar o Futuro, realizado nos dias 11 e 12 de julho, no CEGOE, na UFRPE, pela Escola de Conselhos de Pernambuco.

No primeiro dia, o encontro foi realizado na parte da tarde e contou com a exibição do documentário “Mil mãos e mil corações”, seguido por um debate, que contou com a participação dos diretores Edson Cabral e Marco Maida. A exibição conta a história do Estatuto da Criança e do Adolescente, que hoje, 13 de julho, completa 33 anos de promulgação, a partir de depoimentos de diversos defensores dos direitos humanos, inclusive Silvino Neto e Helena Jansen, que foram homenageados nesta tarde de muitas emoções e cobranças pela efetivação da Lei.

No segundo dia, o encontro começou cedinho, e contou, ainda pela manhã, com uma mesa composta por seis adolescentes. Quanta potência e energia com os(as) adolescentes que participaram e, posteriormente, dos que estavam na plateia e se inspiraram para fazer suas falas. Depoimentos, emoção, cobranças e esperanças de um futuro melhor.

Encontro potente! Histórias de vida e resistência para o Estatuto da Criança e do Adolescente existir e resistir!