Pipoca e debate: a estreia do Cine Delas

Por Coletivo Mulher Vida

Cineclube criado pelo Coletivo Mulher Vida propõe debate político a partir de obras audiovisuais.

Por: Ana Kaylani, do Núcleo de Comunicação

O Coletivo Mulher Vida se transformou numa sala de cinema na última quarta, 27, com a inauguração do cineclube Cine Delas voltado para as mulheres atendidas pela instituição.

O filme exibido foi o curta Entre Marés, da cineasta Anna Andrade, que conta a história de mulheres pescadores da comunidade da Ilha de deus, no Recife.

Elas falam sobre as dificuldades de viver da pesca de sururu, unha de veio, caranguejo e o cultivo de camarões na própria comunidade liderada por mulheres que não querem mais trabalhar para os outros e buscam perto de casa o sustento de toda a família.

As convidadas para a sessão ganharam um kit com pipoca, biscoito e água e ficaram muito atentas durante o filme. No final abriram a roda para comentar sobre o que viram, dizer o que acharam e a emoção tomou conta desse momento.

Relato das mulheres

Segundo Doralice Soares, que antes da sessão falou que só tinha ido ao cinema uma vez na vida e que não gostou: era um filme muito violento!

Tudo que ela viu ali na tela ela tinha vivido durante toda a sua infância: “minha família era muito pobre, minha mãe ia para o mangue tentar pescar comida pra gente”, disse Dona Dora chorando muito.

Vendo cada cena a dor pulsou novamente em meu peito trazendo as lembranças de um passado doloroso e sofrido.

Já Elisangela Ferreira disse que já tinha ido ao cinema com os filhos, para ver filmes de desenho, mas nunca tinha assistido um filme desse tão real.

No momento da roda se posicionou muito em relação ao lugar de liderança assumido pelas protagonistas no filme e isso foi o que chamou muito a sua atenção a realização do trabalho, a conquista de um futuro diferente para os filhos.

“Eu também passei muita dificuldade até hoje. Sempre morei na beira do mangue, conheço bem essa realidade da pesca, continuo fazendo faxina para sobreviver, mas consegui começar uma faculdade e hoje com muito esforço tô terminando meu curso de Serviço Social.”, destacou.