Moradoras de Olinda vão às ruas para exigir políticas públicas municipais para as mulheres

Por Coletivo Mulher Vida

Ato acontece no mês dedicado à visibilização da luta das mulheres e antecede o tradicional Ato 8M, realizado, anualmente, na capital pernambucana

No dia 07 de março, em alusão ao Dia Internacional das Mulheres, celebrado em 8 de março, moradoras de Olinda sairão às ruas para cobrar da gestão municipal políticas públicas que garantam dignidade às mulheres que vivem na cidade. A concentração acontece às 6h30, na Praça do Carmo, no bairro de mesmo nome, e a marcha seguirá até a sede da Prefeitura de Olinda, na Rua de São Bento, no Sítio Histórico.

Com a mensagem “Pela Vida de Todas as Mulheres! Contra o Racismo, a Violência contra as Mulheres e o Descaso da Gestão de Olinda”, os movimentos e coletivos exigem a construção de um novo Plano Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, criado desde 2014, mas nunca implantado efetivamente. As mulheres são 54% da população da cidade e somente há pouco menos de dois anos, em 2022, que Olinda conta com uma Delegacia de Polícia Especializada em Atendimento à Mulher, localizada no bairro de Casa Caiada. Em outubro do mesmo ano, a SDS registrou um aumento de 30% das denúncias e a cidade bateu o recorde histórico de queixas. 

Segundo a Secretaria Estadual de Defesa Social (SDS), em 2023 foram 3.276 mulheres vítimas de violência doméstica e familiar no município, sendo o terceiro de Pernambuco no ranking, perdendo apenas para Recife e Jaboatão dos Guararapes. De acordo com a pesquisa “Violência Contra as Mulheres no Município de Olinda – PE: Uma análise a partir do triênio 2018-2020” – realizada pelo Coletivo Mulher Vida e o Núcleo de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro Acadêmico de Vitória -, a cada dia em Olinda, uma mulher é violentada e as mulheres negras são as principais vítimas de mortes violentas.

“Num município onde somos maioria, precisamos construir coletivamente políticas públicas que garantam segurança, acessibilidade, liberdade de credo, acesso à cultura e lazer, oferta de programas de saúde para as mulheres de todas as idades; além de uma política pública de educação, que preveja a manutenção e criação de creches, e orientação em relação aos direitos sexuais e reprodutivos da mulher”, é o que diz um trecho da Carta Pública que será entregue ao prefeito Professor Lupércio no ato.

SERVIÇO
7M Olinda 

Data: 7/03/2024
Horário: Concentração às 6h30
Local: Praça do Carmo – Carmo, Olinda

Assessoria de comunicação:

Mariama Oliveira: 81 9 9402-0534

Rebecka Santos: 81 9 9667-0992

Porta-vozes

Rosana França: 81 9 8507-3074

Iolanda Silva: 81 9 8401-8666

Elisangela Maranhão: 81 9 8642-3513