Márcia Dangremon: uma vida de esperança, luta e inspiração

Por Coletivo Mulher Vida

Hoje Márcia Dangremon completa 82 anos de existência. Desde 1999 essa virginiana virou constelação, foi brilhar e nos iluminar de outro plano. Márcia é uma das fundadoras do Coletivo Mulher Vida (CMV), e referência em nossas vidas, nos inspirando a sermos coletivas e lutarmos pela vida das mulheres. Ela também foi uma das idealizadoras da Rede de Combate ao Abuso e Exploração Sexual das Crianças e Adolescentes.

Foto: acervo pessoal dos familiares

No atual cenário é impossível não pensar na inquietude de Márcia diante de tanta injustiça, violência e violações de direitos. A trajetória de Márcia, mulher que combateu a ditadura militar ao lado de Cecy Prestrello, sua companheira de luta de de vida, sempre nos incentiva a continuar e não desistir; reconhecer a queda e não desanimar; levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima!

Foto: acervo pessoal dos familiares

Muitas mulheres do CMV conviveram com Márcia. Quem não a conheceu pessoalmente conhece e vivencia o seu legado: a defesa dos direitos das mulheres e das crianças; o enfrentamento à violência doméstica, à violência sexual e o empoderamento de adolescentes para um mundo melhor e menos desigual.

A busca pela justiça e pela garantia dos direitos foi prática em sua vida, para todes em sua volta, principalmente para os adolescentes e mulheres, desde muito antes de co-idealizar o CMV. Em 1980, Márcia participou da criação do Fundo de Greve dos Metalúrgicos e da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT). Representante nacional da Rede Feminista Latino-Americana e do Caribe contra a Violência Doméstica e Sexual, Márcia foi criadora do projeto Viva Menina Adolescente. 

Foto: acervo pessoal dos familiares

Reconhecimento ao legado de Márcia Dangremon

Em 1998, recebeu da Unicef o prêmio Criança e Paz Betinho.

Em Olinda, onde é a sede do Coletivo Mulher Vida, funciona um espaço destinado a prestar acolhimento e atendimento humanizado às mulheres em situação de violência que leva o seu nome: o Centro Especializado de Atendimento à Mulher Márcia Dangremon.

Sua força, ética, capacidade de doar amor e lutar pelas vítimas da violência foram reconhecidas pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-PE), que realiza, a cada dois anos, uma ação em sua homenagem: o  Prêmio Márcia Dangremon. A premiação, que já teve 10 edições, tem como objetivo reconhecer publicamente pessoas físicas e jurídicas que se destacam pelo compromisso, empenho e contribuição na promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes no Estado.

23 de agosto: um dia para ser eternamente celebrado! Márcia segue nos intuindo, inspirando e esperançando.