Iniciadas as ações da Campanha Nacional do 18 de Maio
Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
O mês de maio já começou com diversas ações de conscientização sobre o dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e o Coletivo Mulher Vida (CMV) marcou presença com sua coordenação colegiada, equipe técnica e adolescentes do Núcleo de Comunicação.
Na quarta-feira, dia 3 de maio, ocorreu a coletiva de imprensa, marcando o início das ações. Na ocasião estiveram presentes representantes da Rede de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes em Pernambuco para apresentar a agenda de atividades e o tema da campanha deste ano, “ Oxente Pernambuco, faça bonito contra o abuso e exploração sexual contra Crianças e Adolescentes”.
Participaram da coletiva, instituições da sociedade civil e órgãos governamentais, que apresentaram dados sobre a violência sexual em Pernambuco. Já a representante do The Freedom Fundo (TFF), apresentou números sobre essa violação em um contexto global além de salientar a importância de seu financiamento em ações como esta; Segundo relatório de TFF, Pernambuco está no topo dos locais de maior incidência de casos de exploração sexual contra crianças e adolescentes.
Ainda na quarta-feira (3), à noite, durante o intervalo do jogo Sport Recife x Ceará (SC), pela final da Copa do Nordeste, adolescentes entram em campo com faixas em alusão a Campanha do 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Foi feita uma volta olímpica com a faixa do Faça Bonito, passando a mensagem de proteção para os mais de 26.000 torcedores presentes, na Ilha do Retiro, reduto rubro negro, no Recife.
O clube também produziu camisas da campanha nacional e banners da Estadual e afixou na administração, por onde passaram diversas pessoas.
Já na quinta-feira, dia 4 de maio, realizamos o seminário “Os desafios para fazer bonito no enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes”, que contou com debates muito importantes sobre a temática, além de uma mesa composta por adolescentes, que levaram sugestões de como querem que a sociedade, o Estado e todos façam bonito pela proteção das crianças e adolescentes em diversos âmbitos: saúde, educação, família, sociedade e no mundo virtual.
A REDE realiza ações durante todo o mês de maio, no Recife e no interior do Estado. Confere a agenda nas redes da @rededeenfrentamentopee .