DIA INTERNACIONAL DE LUTA DAS MULHERES – 8M
Coletivo Mulher Vida realiza ação de enfrentamento à violência contra as mulheres em Olinda O Coletivo Mulher Vida (CMV), realiza panfletagem, nesta quarta-feira (8), às 7h, na Praça do Carmo, em Olinda.
A ação tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do enfrentamento às violências contra as mulheres, no município de Olinda e compõe a agenda nacional dos movimentos feministas pela vida e segurança de meninas e mulheres.
De acordo com perquisa realizada pelo CMV, em parceria com o Núcleo de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Centro Acadêmico de Vitória, a cada dia uma mulher é violentada em Olinda.
A casa é o principal local de ocorrência e 70% dos agressores são pessoas conhecidas. Os bairros de Peixinhos e Rio Doce concentram a maior parte das vítimas.
Ainda segundo o relatório, a cada 4 dias, uma mulher é vítima de estupro no município. Entre as vítimas de estupro, quase 60% são meninas de até 17 anos.
No quesito identidade de gênero, esse percentual chega próximo a 100%. Segundo dados da Secretaria de Defesa Social
● 5 mulheres por dia são vítimas de violência doméstica e familiar;
● Entre as vítimas de violência doméstica, mais de 50% são jovens entre 18 e 34 anos;
● Ameaças e lesões corporais são as formas de violência mais comuns no ambiente doméstico e familiar.
Sobre o Coletivo Mulher Vida
O Coletivo Mulher Vida (CMV) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos fundada há 32 anos, que tem como missão prevenir, enfrentar e desconstruir as Violências Doméstica, Sexual e Sexista (VDSS), a partir do estímulo ao afeto, à autoestima, à cidadania e ao protagonismo de crianças, adolescentes, jovens, mulheres e famílias, facilitando a ressignificação das violências sofridas.
Nossas ações priorizam o acompanhamento de grupos socialmente excluídos, a fim de garantir a efetivação dos direitos humanos e o fomento para a construção de uma cultura de paz.
Serviço
Ato 8 de março – Coletivo Mulher Vida
Dia 08 de março – quarta-feira
Horário: 7h
Local da concentração: Praça do Carmo, Olinda