Coletiva de imprensa marca lançamento da campanha da Rede de Enfrentamento de 2024 

Por Coletivo Mulher Vida

Foi realizada na manhã da quinta-feira, 2 de Maio, uma coletiva de imprensa que marca o início da campanha da rede de enfrentamento a violência sexual contra crianças e adolescentes em Pernambuco. A ação aconteceu no conselho Estadual de defesa dos direitos da criança e do adolescente de Pernambuco (CEDCA-PE).

Este ano, o tema da Campanha do 18 de Maio é Conexão com Proteção: Eduque, previna e proteja crianças e adolescentes da violência sexual na internet que é um chamamento da Rede para a sociedade proteger as crianças e adolescentes das armadilhas do mundo digital. A Campanha Nacional do 18 de Maio é uma das ações mais importantes que essa Rede, pioneira no Brasil, atua na visibilidade desse tipo de violência que ocorre na área de Criança e Adolescente.

Estiveram presentes atores do Sistema de Garantia de Direitos que compõem a Rede de Proteção, como representantes da Rede de Enfrentamento, SaferNet, CEDCA, COMDICA, Polícia Rodoviária Federal, Governo do Estado, OAB/PE e MPPE, que aprofundaram as questões de prevenção e criminalização das violências no campo digital.

“Nós escolhemos esse tema porque vem crescendo absurdamente. Hoje crianças e adolescentes se colocam nas redes sociais e, muitas vezes, elas são colocadas em situação de vulnerabilidade, e é uma entrada muito forte para que esses violentados possam acessá-los. Então cobramos por políticas públicas que combatam isso”, explicou Rosana França, do Coletivo Mulher Vida, que compõe a coordenação da Rede de Enfrentamento.

O texto base da Campanha Nacional destaca informações importantes: “Em 2023, os dados apontam 39.357 denúncias de abuso e exploração sexual, com 42.031 violações existentes. É fundamental a ampla discussão sobre as novas configurações das violências sexuais contra crianças e adolescentes, sobretudo com o avanço das tecnologias de comunicação e informação e do uso da internet, inclusive por crianças e adolescentes”, diz o documento.

Em se tratando da internet, temos indícios bem alarmantes: “A Safernet recebeu, em 2023, 71.867 novas denúncias de imagens de abuso e exploração sexual infantil online”.

Esta foi a primeira ação da campanha. Já temos na agenda a caminhada, a ser realizada no dia 17 de maio e um seminário, com data marcada para o dia 28 de maio.