Concurso vozes e direitos revela talentos e fortalece o diálogo sobre direitos e cidadania
Uma tarde de muito brincar, convivência, ludicidade, arte, diversão, ensino, trocas, música, poesia, desenhos e fotografias. Ah, claro, alegria!!

Assim foi a tarde da quarta-feira, 05 de novembro de 2025, durante a cerimônia de encerramento e premiação da 1ª Edição do Concurso Vozes e Direitos, promovido pelo Coletivo Mulher Vida (CMV), no auditório da UniNassau, no Shopping Patteo, em Olinda.
Sobre o Concurso Vozes e Direitos
O concurso chamou adolescentes de 12 a 18 anos para expressar, por meio de produção de desenho, poesia, fotografia, vídeo ou música, sua visão sobre temas centrais como igualdade, diversidade, respeito às diferenças e participação cidadã. A tarde foi conduzida por Hellen Leite, Rosana França e Rosângela Coelho, que alegraram e trouxeram magia ao momento.
Além da animação das apresentadoras, tivemos a percussão infantil “Crianças e adolescentes unidos pela percussão” e a de mulheres e adolescentes “Batuque Mulher Vida”, ambas do Coletivo Mulher Vida, que trouxeram som, ritmo e batidas ao evento. A dança ficou por conta do grupo de dabça do Cores do Amanhã e do Volt Dance, que contou com três jovens apresentando sua primeira coreografia autoral.

Como tudo se desenrolou
No total foram inscritas 48 obras, sendo uma fotografia, duas músicas, oito poesias e 37 desenhos, que, depois de uma triagem, foram avaliados pela comissão formada por Adriana (Mana) Duarte, Gláucia Bruce, Jouse Barata e definidos os vencedores:
1º fotografia: Juarez
1º música: Anderson
2º música: Lucas Gabriel
1º poesia: Fabiane
2º poesia: Anna Luysa
3º poesia: Adrielly Dayanne
1º desenho: Hadyja
2º desenho: Andreza
3º desenho: Maria Eduarda
Participaram do encontro alunos das escolas parceiras do CMV que estavam envolvidas com o concurso: Escola Dona Maria Teresa Corrêa (Recife); Escola Themistocles de Andrade (Olinda); Escola Estadual Jerônimo de Albuquerque (Olinda); Escola de Referência em Ensino Médio Pompeia Campos (Recife); Escola Municipal Monte Castelo (Olinda); Escola Antônio Souto Filho (Olinda) e o público do Coletivo Mulher Vida, além de alguns parceiros de redes e articulações.
Foi uma tarde de celebração da criatividade e da voz dos adolescentes. O Coletivo Mulher Vida reafirma seu compromisso em estimular a participação e a expressão artística como ferramentas poderosas para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e respeitosa às diversidades. Que as vozes e os talentos revelados neste concurso continuem a ecoar, inspirando novas gerações e fortalecendo o diálogo sobre direitos e cidadania.
Que venham os próximos concursos, com mais vozes a ecoar, por mais direitos reivindicados e por mais tardes assim.
