Roda de diálogo debate as novas formas de exploração sexual
Foi realizada, no dia 10 de maio, dentro das atividades do 18 de maio da Rede de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes em Pernambuco, em parceria com o Coletivo Mulher Vida, uma roda de diálogo com os profissionais que compõem a Rede, para debater exploração sexual comercial de crianças e adolescentes e o tráfico de pessoas para dos sexuais.
A proposta objetivou um bom debate com técnicos, educadores e profissionais de atendimento que atuam no enfrentamento às violências sexuais vividas por esse público. Para conduzir essa formação, contamos com a participação de Adriana Duarte e Rosana França, integrantes do Coletivo Mulher Vida, da Rede de Enfrentamento em Pernambuco, e com expertise na facilitação de grupos com adolescentes e no enfrentamento a violência doméstica e sexual.
Foi um dia de debates, iniciado com café da manhã e um acolhimento com arte terapia, onde os participantes construíram uma rede de afeto, com papel e cordão. Em seguida iniciaram outra atividade, com a divisão do grupo maior, composto por 29 técnicos, em dois grupos, para trabalharem o seguinte tema: “Mapeamento das situações, em relação à exploração sexual”. Os debates e apresentações se deram durante o restante da manhã.
Após o almoço foi apresentado o painel sobre o tráfico e exploração sexual no turismo em Pernambuco e, sem seguida, foi elaborado um conjunto de orientações para mitigar a invisibilidade da vítima. “Momento muito rico e desafiador para nós, perceber o quanto ainda precisamos avançar nessa prevenção e enfrentamento”, disse Rosana França, uma das facilitadoras do processo.