Seminário Estadual: Proteção e Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Por Coletivo Mulher Vida

A Rede de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e  Adolescentes de Pernambuco e o Fórum estadual de Prevenção e Erradicação ao Trabalho Infantil realizaram, no dia 10 de junho de 2025, na Universidade Católica de Pernambuco, o Seminário Estadual Proteção e Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A ação se deu em alusão a duas datas próximas, bastante representativas para a proteção das crianças e dos adolescentes: 18 de maio, que é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e ao dia 12 de junho, Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. Fazem uma atividade em conjunto, lembrando de duas datas é unir força em prol da garantia dos direitos deste público.

Foram realizados quatro painéis durante todo o dia. O primeiro, que abriu os debates, foi “Novas configurações da ESCCA: Como identificar e porque é considerada uma das piores formas de trabalho infantil”, e contou com André Fidelis, representante da Rede PE; Ozana Castro, enquanto Fepetipe; a Professora Fátima Lucena; e representando o Ministério Público do Trabalho de Pernambuco, Jailda Pinto.

Já o segundo painel foi “Políticas públicas essenciais para enfrentar a ESCCA”, que teve como painelistas Yasmim Albuquerque, representando a Secretaria Estadual de Educação e Leônidas Leal, enquanto Secretaria Estadual de Assistência Social.

Já à tarde,  “A atuação da Rede de Proteção: O papel da família, da sociedade e SGDCA no enfrentamento à ESCCA” foi o tema do terceiro painel. Mirella Vilar, professora do GECRIA/UFPE; Leila Benício, da Coordenação do Serviço Social de IMIP e Pâmela Lis Carneiro de França, adolescente do Coletivo Mulher Vida tiveram a missão de retornar os trabalhos após o almoço.

O evento foi encerrado com o painel “Os desafios e estratégias da rede de proteção para garantir a intersetorialidade no enfrentamento à ESCCA”, que contou com Andréa Pedrosa, da Secretaria de Assistência Social do  Recife; Rafael Reis, Vice Presidente da Associação de Conselheiros Tutelares; Dr.  Belmiro Freire, Delegado da Polícia Federal e Giselle Pereira, da DPCA.

O seminário foi bastante proveitoso para quem participou. E, dentre os participantes, tivemos muitos adolescentes e crianças. Foi um espaço de informações, trocas e aprendizado. Quer conferir um pouco do que rolou? Deixaremos os stories da ação no destaques.