Saúde, gênero e violência: um estudo comparativo Brasil/França sobre a saúde da mulher negra

Por Coletivo Mulher Vida

Saúde, gênero e violência: um estudo comparativo Brasil/França sobre a saúde da mulher negra

Maria de Fátima Gomes de Lucena

Neste livro, buscamos apresentar os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo compreender a natureza das demandas das mulheres negras quanto à violência a que estão vulneráveis, bem como tratou de caracterizar as ações de saúde oficiais (Políticas Públicas de Saúde) vinculadas a essas demandas, de forma comparativa, no Brasil e na França, na contemporaneidade.
Trata-se, portanto, de um estudo sobre as semelhanças e diferenças das formas particulares de enfrentamento da violência inerente às relações sociais de gênero, classe social e raça/etnia no âmbito dos serviços públicos de saúde especializados na saúde da mulher, em ambos os países. Estudo este que se deu no Brasil e na França, em 2006, mas que teve os dados atualizados, em 2010, para a publicação do presente livro.
Daí a necessidade de se construir as articulações da violência com as questões de gênero, classe social e raça/etnia, a partir dos processos mais gerais de transformações históricas. Historicidade presente nas formas concretas de produção/ reprodução da vida que explicitam os diferentes modos de adoecer/morrer da mulher negra.

Clique para baixar o livro.