Salve todas as Bruxas e Bruxos! ✨
Hoje, 31/10/2022, resgatamos este texto de 2020, pois ele continua nos representando.
✨✨
O que é ser Bruxa? É respeitar um conhecimento ancestral de sobrevivência, de cura, de resistência e sabedoria para vida, herdado de familiares e pessoas que vieram antes de nós.
É reconhecer que esse saber é dominado antes de tudo por mulheres, que com a saída dos homens para a guerra desenvolveram uma profunda compreensão da natureza das coisas e das coisas da Natureza.
Do olhar aguçado da terceira visão, das que cuidam e geram a vida de todas as formas, não apenas com o ventre, nasceram grandes cientistas da existência. Isso é ser Bruxa.
Fomos perseguidas, queimadas, quase dizimadas, mas estamos aqui. O patriarcado e o machismo ainda nos perseguem, esmagam, mas estamos aqui. Resistência, resistência, resistência.
É na luta cotidiana de resistência que mexemos o nosso caldeirão. É na assistência, na solidariedade, generosidade e persistência contra todas as violências que fazemos a nossa magia.
O principal elemento para que tudo aconteça é o respeito inegável às pessoas, à Natureza, à vida, e à beleza que são as crianças como fonte de esperança.
Por isso, hoje, a Bruxa que há na gente saúda a Bruxa que há no mundo. O dia 31 de outubro é um momento de celebração da força vital.
Em 2020, agradecemos especialmente aos profissionais de saúde, que fazendo valer seu juramento profissional cuidam de pessoas desassistidas por um governo a serviço da morte.
Celebrem a vida, Bruxas e Bruxos, porque como disse Conceição Evaristo “eles combinaram de nos matar, mas nós combinamos de não morrer”.
Resistência, resistência, resistência!
🧙🏾♀️🧙♀️
Adriana Duarte Araújo @manaduarte1971
Coletivo Mulher Vida