A metodologia do CMV, intitulada Afetivo-Lúdico-Vivencial, tem seu eixo na
construção coletiva de conhecimento, tendo como princípio a pedagogia de
Paulo Freire, na qual “ninguém educa o outro, mas facilita para que o outro possa
construir seu conhecimento a partir dos seus saberes comuns, da sua própria
realidade e história de vida”, [Paulo Freire, em “Pedagogia do oprimido”. Rio de
Janeiro: Paz e Terra, 1987].
Nessa perspectiva temos a afetividade como ponto fundamental para o bem-
estar das pessoas, introduzindo, uma prática de inter-relações positivas e respeitosa a si e ao outro.
O lúdico se encaixa como ferramenta indispensável para resgatar e /ou facilitar
os processos de descoberta das informações e conhecimentos, garantindo
aprendizado prazeroso e divertido, tendo a brincadeira como elemento
importante em todas as fases da vida, não apenas na infância.
Como terceiro elemento fundamental da metodologia coletiviana temos as
experiências vivenciais. Aqui as histórias de vida e experiências pessoas de cada
pessoa são relatadas conforme a própria vontade, e é a partir daí que são
facilitadas as reflexões, transformações e ressignificações em conjunto com
facilitadora e grupo.
Nós acreditamos que isso possibilita a construção de novas histórias,
libertadoras, contra hegemônicas e emancipadoras, novos caminhos e a
construção de espaços seguros para mulheres, crianças, adolescentes, jovens,
homens e suas famílias. Trabalhamos por uma cultura de paz!