HUMANOS DIREITOS estudos sobre o tráfico de pessoas: um Guia Metodológico
HUMANOS DIREITOS estudos sobre o tráfico de pessoas: um Guia Metodológico
Maria de Fátima Gomes de Lucena
Este Guia Metodológico começa com um poema de Brecht, marcando a perspectiva que orientou sua autora: “nada deve parecer natural, nada deve parecer impossível de mudar”. A humanidade conhece há séculos o tráfico de pessoas que a desumaniza. Sua naturalização vem afastando/impedindo a possibilidade de seu enfrentamento. Na verdade, esse tráfico atende a interesses diversos, que tornam as pessoas mercadorias a serem vendidas, trocadas, usadas, lhes tiram a possibilidade de ser sujeitos de sua história e as sujeitam a toda sorte de tristezas e privações.
O Guia vai em outra direção, abordando as diferentes formas de tráfico de pessoas na atualidade – para fins de exploração sexual, exploração do trabalho assemelhado à escravidão/servidão e tráfico para a comercialização de órgãos e tecidos humanos.
É clara, no Guia, a intenção de enfrentamento, contribuindo com subsídios teóricos, históricos, legais e práticos para que possamos nos unir para a defesa do respeito às pessoas, pela emancipação humana.
A autora que o produziu tem uma clara opção teórico-metodológica, que fundamenta seu trabalho e lhe dá cor e forma, expressando seu compromisso, possível nesse tempo e solo brasileiro. Que seja lido, relido, dialoguemos com ele.
Professora Doutora Ana Cristina Vieira
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Departamento de Serviço Social
Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Universidade Federal de Pernambuco
Clique para baixar o Guia.