Encontro Estadual de Pernambuco para Revisão do Plano Decenal Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes

Encontro Estadual de Pernambuco

Encontro Estadual de Pernambuco

Para Revisão do Plano Decenal Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes

Encontro Estadual de Pernambuco
Foto: Mariama Oliveira – CMV

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania do Governo Federal, em parceria com o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) e com a coordenação técnico-científica do Observatório da População Infantojuvenil em Contextos de Violência (OBIJUV) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) deram início à Revisão do Plano Decenal Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes – PDNEVSCA. E, nesta quarta-feira, dia 29 de outubro de 2025, o Encontro Estadual de Pernambuco para Revisão do Plano Decenal Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes foi realizado na Universidade Católica de Pernambuco, em Recife.

O Coletivo Mulher Vida (CMV) participou deste momento, com representação de profissionais e de diversos adolescentes, público da instituição.

Pela manhã, tivemos apresentação cultural, seguida da mesa de abertura, que já começou com apresentação de números, indicativos, orientações e palavras, que levaram a reflexões diversas. Um indicativo forte foi que a violência tem classe, cor, gênero e Pernambuco está no ranking dos índices de violência.

Encontro traz propostas que serão levadas para a etapa regional.
Foto: Mariama Oliveira – CMV

Em seguida, foi realizada apresentação do Diagnóstico Nacional para o Plano Decenal Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (PDNEVSCA), por Jenair Alves, seguida pela apresentação da Articulação Estadual de Pernambuco, por Juliana Accioly e Lívia Medeiros.

No fim da manhã, o público foi dividido em dois trabalhos simultâneos. Para os adultos, Enfrentamento à Violência sexual em Pernambuco: contexto histórico, movimentos sociais e intersetorialidade das políticas, com Adriana (Mana) Duarte.

Já os adolescentes foram para o grupo de trabalho em, facilitado por Mário Emmanuel, Luanna Cruz, Rawan Gabriel e Adryelli Silva.

A parte da tarde foi dedicada aos trabalhos por eixo, onde cada grupo fez propostas a respeito das respectivas temáticas e levou para apresentação na plenária final, onde foram indicados representantes titulares.

Legenda opcional (Foto: Nome / Agência)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima