Coletivo Mulher Vida realizou Seminário Regional Litoral Sul contra tráfico de pessoas em Barreiros
O Coletivo Mulher Vida (CMV), em parceria com a Rede de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes em Pernambuco e o CREAS de Barreiros, realizou, na última quarta-feira, 24 de julho, o Seminário Regional Litoral Sul no Município de Barreiros “Redes conectadas para prevenir, proteger e responsabilizar”, que faz parte da Campanha Coração Azul Contra o Tráfico de Pessoas: Redes Conectadas para Prevenir, Proteger e Responsabilizar. A ação teve o apoio de The Freedom Fund.
Na ocasião, Prof Fátima Lucena trouxe o conceito de tráfico de forma lúdica e participativa com os participantes do seminário. Já Rosana França falou sobre o Coletivo Mulher Vida, a Rede de Enfrentamento e a Campanha Coração Azul.
No Litoral Sul está localizado o Complexo Industrial Portuário de Suape, que é um dos maiores projetos de desenvolvimento da economia do País. O empreendimento oferece oportunidades em diversos setores, atraindo investimentos e gerando renda para os trabalhadores que se orgulham em construir uma nova história para Pernambuco. O Porto está entre os municípios de Ipojuca e do Cabo de Santo Agostinho. Infelizmente não é só o dito progresso que vem com esses investimentos, as violações também se acentuam por meio do tráfico de pessoas através do trabalho análogo à escravidão (exploração sexual de crianças e adolescentes, exploração da prostituicão de mulheres, exploração da mão de obra e condições desumanas de trabalho).
Além do Porto, o Litoral Sul Pernambucano tem diversas praias paradisíacas e pontos turísticos, o que estimula o trânsito de pessoas que procuram a diversão e as belezas praieiras, mas também vêm em busca do turismo sexual.
Debater sobre o fenômeno, conhecer os conceitos e as ações que compõem o tráfico é uma forma de prevenção.
#coletivomulhervida#pernambuco#barreiros#traficodepessoas#enfrentamento