Nota de repúdio: caso Pedro Eurico
O Coletivo Mulher Vida vem a público manifestar a sua mais expressiva repulsa diante da denúncia contra o ex-secretário de Justiça e Direitos Humanos do Estado de Pernambuco e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Justiça, Pedro Eurico, feita por sua ex-companheira, Maria Eduarda, no dia 7 de dezembro em um telejornal local, após inúmeras agressões e ameaças de morte sofridas por ela.
Um total de dez denúncias foram realizadas ao longo de uma década e nenhuma apuração havia sido efetivada por parte dos órgãos do Estado. Somos solidárias a Maria Eduarda e exigimos celeridade e transparência na apuração do caso, ao mesmo tempo que exigimos a máxima proteção à vítima, dada as ameaças de morte proferidas por Pedro Eurico contra sua ex-companheira.
Não podemos permitir que cargos ou posições de qualquer pessoa que seja gerem impunidades de modo a vilipendiar as máximas dos Direitos Humanos e a credibilidade dos órgãos que o acusado representava, nos quais tinha a função de zelar pelo seu cumprimento.
É preciso desnaturalizar a violência de gênero, bem como é necessário que o Estado garanta um basta à violência contra a mulher e qualquer outro tipo de violência, para que crimes como os denunciados não sejam silenciados. E no caso em questão, que o basta seja de maneira exemplar e educativa.
Os direitos de Maria Eduarda, e de todas as mulheres, também são Direitos Humanos. A vida das mulheres importa!