Articulações Políticas

Parcerias

Notícias

ECPAT Brasil realiza 6º Assembleia no Recife

imagem_3.jpg Organizações da sociedade civil, filiadas ao ECPAT Brasil vão se reunir, amanhã e sexta-feira , para realizar a 6º assembleia da Rede. O encontro vai alinhar os próximos passos dessas organizações no trabalho para a eliminação da exploração sexual de crianças e adolescentes, particularmente no atual contexto brasileiro de organização de grandes eventos como a Copa do Mundo (2014) e Olimpíadas (2016). A assembleia acontecerá no Park, Hotel, no bairro de Boa Viagem, Recife.

Para uma das coordenadoras da Rede ECPAT Brasil, representante do Coletivo Mulher Vida , Maria Luíza Duarte, esse momento é importante, pois reúne as principais organizações que são referências nacionais no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes para debater ações conjuntas de fortalecimento do controle social das leis e políticas públicas destinadas ao enfrentamento do problema.

Dados - Mesmo a pauta da violência sexual tendo alcançado a mídia e os poderes públicos, ainda é alvo de ações fragmentadas e insuficientes para o enfrentamento. Os dados do Disque 100 revelam que 30% de todas as denúncias recebidas no serviço se referem à violência sexual. Segundo estimativas da UNICEF, 1 milhão de crianças e adolescentes são explorados sexualmente no mercado mundial e cerca de 10% destas estão concentradas no Brasil, Filipinas e Taiwan. Dados como esses expressam a gravidade do problema no nosso país.

ECPAT- A Rede ECPAT Brasil é uma coalizão de organizações da sociedade civil que trabalham para a eliminação da exploração sexual de crianças e adolescentes, compreendendo as suas quatro modalidades: na prostituição, na pornografia, tráfico e turismo para fins de exploração sexual. Está ligado à Rede Ecpat Internacional, que está presente em mais de 120 países. O Ecpat e parceiros são responsáveis pela realização dos Congressos Mundiais de Enfrentamento à exploração Sexual, cujo último aconteceu no Rio de janeiro, em novembro de 2008.


PROGRAMAÇÃO
04/07/2012
Chegada dos participantes
05/07/2012
8:30h - Acolhimento dos participantes e apresentação das filiadas
9:00h - Regimento Interno da Assembleia
9:30h - Relatório de Gestão
10:30h - Debate
12:00h – Almoço
14:00h - Mobilização da Rede ECPAT Brasil
15:00h - Debate
16:00h – Lanche
16:15h - Definição da Coordenação Colegiada
18:00h - Encerramento
06/07/2012
8:30h - Regimento interno da REDE ECPAT Brasil
12:00h – Almoço
14:00h - Próximos Passos da Rede ECPAT Brasil – trabalho em grupos
16:00h – Apresentação dos trabalhos em grupo
17:00h – Avaliação e Despedida

Outras notícias