ArticulaÁűes PolŪticas

Parcerias

Notícias

10 frases racistas que as mulheres negras escutam

akua_naru_miniatura_800x533_147496.jpg Todos os dias mulheres negras nos mais variados lugares da vida em sociedade escutam coisas e lidam com situa√ß√Ķes que muitas vezes explicitas, outras vezes disfar√ßadas t√™m a intencionalidade de tentar encaix√°-las em um lugar de subalternidade, exotifica√ß√£o e desumaniza√ß√£o, e o pior : espera das mulheres negras aceita√ß√£o, sil√™ncio e resigna√ß√£o: √† menor tentativa de rea√ß√£o por parte das mulheres, se inicia o jogo racista de desqualificar a cr√≠tica e esvaziar os argumentos com a acusa√ß√£o de hipersensibilidade e suscetibilidade;

Vamos pensar em 10 dessas afirma√ß√Ķes que escutamos e chamamos de racismo, (porque sim, s√£o frases que expressam racismo) e fazemos um desafio: Leia at√© o final, identifique o racismo e use sua voz para enfrent√°-lo;

1- Mas você tem os traços tão finos, nã0 precisa dizer que é negra- O primeiro que essa observação revela é uma visão completamente essencializada de ser negra, estereotipada mesmo que confina o ser negra a um estereótipo e a uma unica maneira de ser para esse corpo negro, o segundo que revela é que na visão dessa pessoa ser negro é algo tão terrível, que só precisa assumir se for inevitável mesmo.

2-.Voc√™ est√° trabalhando/estudando/lendo‚Ķ demais, porqu√™ trabalha tanto? √Č incr√≠vel como o processo de desenvolvimento profissional, acad√™mico, pessoal das mulheres negras √© criticado, numa sociedade que demanda intensa especializa√ß√£o, j√° pararam pra se perguntar porque s√≥ √© chocante, quando s√£o as mulheres negras que vivenciam esse processo? Todas as pessoas t√™m um volume e entrega de trabalho, leituras, atualiza√ß√Ķes, mas somente quando mulheres negras desenvolvem essas pr√°ticas surge a censura social, que na verdade √© a tentativa de barrar o acesso da mulher negra a espa√ßos que demandam essas viv√™ncias, o movimento √© de falso cuidado, porque a inten√ß√£o √© impedir acesso a conhecimento e oportunidades de crescimento pessoal, acad√™mico e ou profissional.

3- Ela é uma negra muito esforçada- Todas as pessoas brancas são inteligentes, mas já reparou que ao falar do desempenho de pessoas negras sempre se utilizam da palavra esforçada? Como se a inteligência, a sagacidade não fossem características naturais de pessoas negras.

4- Ela é negra mas é tao bonita- Tá dito né? A intensa exposição e depois interiorização de um padrão de beleza eurocêntrico, faz cm que nao se entenda o rosto negro como uma possibilidade de beleza, e se é bonito então nao deve ser negro

5-Mas você é negra e não sabe sambar? Esse é o lugar das mulheres negras na sociedade, não se imagina outra contribuição do povo africano a essa sociedade para além do samba, também revela que não se entende a possibilidade de unicidade, a individualidade de cada pessoa negra, o racismo nega essa possibilidade.

6- Voc√™ passa um cafezinho pra gente? Essa √© cl√°ssica, sempre se espera que as mulheres negras ocupem esse lugar, da trabalhadora dom√©stica, da servente, mesmo quando essas n√£o s√£o suas ocupa√ß√Ķes formais. N√£o h√° um problema nesses postos de trabalho, o problema √© o pensamento racista que impede as pessoas de perceberem que existem outros lugares a serem ocupados pelas mulheres negras.

7- Eu adoro quando voc√™ vem com seu cabelo preso, parece muito mais profissional‚Äď O velho tema do cabelo e que tamb√©m nos devolve a reflex√£o da norma e do padr√£o euroc√™ntrico para tudo que signifique superioridade, beleza e aqui profissionalismo, se entende que o cabelo crespo √© feio, inadequado e quando muito ‚Äúum cabelo festivo‚ÄĚ que n√£o estaria ent√£o adequado √† pr√°ticas profissionais sofisticadas. Essa √© uma excelente amostra do que as pessoas pensam dos corpos e vidas e praticas profisisonais negras, a n√£os ser que vistam m√°scaras brancas, s√£o inadequadas.

8- Ela √© negra e mas √© muito brava viu? e tem uma insist√™ncia com essa quest√£o racial- Vivemos em um pa√≠s racista, e que as mulheres negras s√£o maioria das pessoas sem emprego, possuem renda menor que as pessoas brancas, sofre mais viol√™ncia dom√©stica, s√£o maioria nos casos de viol√™ncia sexual e esses s√£o s√≥ alguns aspectos de uma vida que sempre √© vivida a partir de uma meia cidadania e ainda assim., todas as vezes em que uma mulher negra se posiciona em busca de justi√ßa social, se constr√≥i a no√ß√£o de que est√° em exerc√≠cio uma f√ļria desvairada e incoerente. Uma an√°lise r√°pida da vida do povo preto e em especial das mulheres negras deixa explicito que n√£o h√° incoer√™ncia nem desvario na luta por justi√ßa social

9-Mas você mora, trabalha, estuda aqui? A não ser que sejamos a Tia da Limpeza, Tia do café, Tia da arrumação o tempo inteiro a branquitude questiona a presença das mulheres negras no espaço, porque se entende e se espera que o lugar das mulheres negras seja aqueles que a sociedade racista determina e cria eficientes mecanismos para que se garanta a alocação dessa população nesses espaços menores.

10- Ah, você é inteligente demais, nem imaginava. O que a pessoa está dizendo na verdade é: Você não é burra como eu imaginava?

N√≥s mulheres negras escutamos isso todos os dias, s√£o frases que expressam um pensamento racista que nos reduz a estere√≥tipos, que desumaniza e nos atira em dire√ß√£o a um lugar subalterno. Reagir a essas frases, problematizar o conte√ļdo n√£o √© mimimi , √© desembrulhar o presente que est√° sendo entregue a cada uma n√≥s e possibilitar a cada pessoa a oportunidade de verdadeiramente lidar com o conte√ļdo perverso que nos est√° sendo entregue e nos insurgirmos contra essas representa√ß√Ķes perversas. Reagir a esses coment√°rios significa usar nossa voz, e o inc√īmodo √© esse, uma mulher negra que fale desequilibra o jogo racista porque assume o controle da narrativa e imp√Ķe √†s pessoas racistas o movimento de olhar-se no espelho e talvez n√£o gostar nem um pouco do conte√ļdo que vai ver‚Ķ.


Via: Palavra de Preta

Outras notícias

Anterior 1 4 5 6 8 9 10 13 Próxima