Articulações Políticas

Parcerias

Notícias

VIDEO DEBATE SOBRE EXPLORAÇÃO SEXUAL REUNE ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DE ORGANIZ

cinderelas2.jpg A temática da exploração sexual, com enfoque no tráfico de pessoas foi debatida na tarde do dia 24 de maio de 2010, após a exibição do filme-documentário “Cinderela, lobos &príncipe encantado”, na Faculdade Maurício de Nassau, que aborda o sonho de “cinderela” de várias mulheres brasileiras que buscam encontrar um marido europeu. Sem estudo ou formação profissional, muitas se transformam em prostitutas. Esta foi mais uma das ações desenvolvidas pela Rede Estadual de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes - PE, no marco da campanha nacional do dia 18 de maio, que neste ano abordou o tema:
“Pornografia – Reproduzir ou compartilhar, nos meios eletrônicos, imagens envolvendo sexo com crianças e adolescentes é crime. Denuncie!”.
Para o debate, foram convidadas Fátima Lucena, professora da UFPE e Maria Luiza Duarte, assistente social do Ministério Público e coordenadora da ONG Coletivo Mulher Vida, ambas com reconhecida trajetória nesta temática.
Após a exibição do filme, foram feitas introduções à temática do tráfico de pessoas pelas convidadas e, logo após, aberto um espaço para perguntas e colocações pelos participantes.
A discussão foi além do roteiro do filme: tratou sobre a questão a situação das crianças e adolescentes; ações que devem ser realizadas pela sociedade; as várias violências existentes na sociedade, inclusive muitas veladas; e a importância que tem as articulações, grupos e redes:
“Somos muitos poderosos quando usamos, coletivamente, as estratégias de luta”, diz a professora F. Lucena.

Outras notícias