Articulações Políticas

Parcerias

Notícias

Coordenadora do CMV e do ECPAT participa de Congresso Pan-Americano

1937430_808772165856375_5434254842092769301_n.jpg Começa nesta quarta-feira (10) e vai até o próximo dia 12 de dezembro, em Brasília (DF), a 21ª edição do Congresso Pan-Americano da Criança e do Adolescente, em Brasília (DF). Entre os participantes do evento internacional está a integrante das coordenações colegiadas do Coletivo Mulher Vida e da Rede ECPAT Brasil, Dolores Fastoso.

Em sintonia com a programação do evento, na quinta-feira (11) o Coletivo Mulher realiza ação com o grupo de jovens mobilizadores do Projeto Jogada Cidadã: Todos Contra a Exploração Sexual. No mesmo dia a Rede ECPAT Brasil será responsável por atividades descentralizadas em todo o País com os adolescentes e jovens para celebrar o aniversário da Convenção, bem como discutir os temas abordados no evento em Brasília.

Com o tema central “Infância e adolescência: construindo ambientes de paz”, o Congresso Pan-Americano traz como destaque a celebração dos 25 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança, com foco na eliminação à violência contra crianças e adolescentes, além da garantia dos direitos dos adolescentes em conflito com a lei e do enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Delegações dos países participantes apresentarão no encontro internacional suas reformas legislativas, propostas e planejamentos de políticas de enfrentamento a violência contra crianças e adolescentes. No caso do Brasil, será apresentada a promulgação da “Lei Menino Bernardo”.

Paralelamente ao Congresso ocorre o 2º Fórum Pan-Americano de Crianças e Adolescentes, que contará com a participação de delegações de adolescentes dos países americanos. O Brasil será representado por 14 adolescentes, vindos de estados das cinco regiões do País. O encontro tem por objetivo suscitar a liderança dos adolescentes através de intercâmbios e sensibilização sobre a temática da violência contra a infância, além de apresentar um panorama da situação de cada estado.

As resoluções e recomendações do 21º Congresso Pan-americano da Criança e do Adolescente e do 2º Fórum Pan-americano de Crianças e Adolescente serão apresentadas no encerramento do evento no dia 12 de dezembro, durante coletiva de impressa, no Centro de Convenções do Brasil 21, em Brasília.


O 21º Congresso Pan-americano da Criança e do Adolescente pode ser acompanhado online através do link http://xxicongresopanamericano.org




Serviço
O que: XXI Congresso Pan-americano da Criança e do Adolescente
Quando: 10, 11 e 12 de dezembro 2014
Onde: Centro de Convenções do Brasil 21, em Brasília – DF

Outras notícias