Articulações Políticas

Parcerias

Notícias

Campanha de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas

CAMPANHA_CONTRA_O_TRAFICO_DE_PESSOAS_2014_CMV_1.jpg O Coletivo Mulher Vida, uma entidade civil sem fins lucrativos, é referência em Pernambuco e também reconhecida nacional e internacionalmente por seu trabalho na disseminação e enfrentamento desse crime contra a humanidade. É pioneiro na realização de pesquisas sobre Turismo Sexual, Tráfico de Pessoas, bem como no atendimento às vitimas. Seus estudos resultaram na produção de dois livros - intitulados “Ich Liêbe Dich (Eu te amo, em alemão): O que a gente não faz para realizar um sonho?” e “Turismo Sexual, Tráfico e Imigração: O que nós temos a ver com isso?”, que relatam a violência sofrida por mulheres vítimas de todo tipo de violência ocasionada pelo tráfico de pessoas.

Por meio de atividades, o Coletivo Mulher Vida atua no enfrentamento a violência doméstica, sexual e sexista, oferecendo apoio psicossocial, educativo e de formação profissional, às vítimas e famílias, possibilitando que aconteça a Ressignificação das violências sofridas, o empoderamento e autonomia destas pessoas para uma nova construção de projetos de vida futuros.

No Brasil, os números são preocupantes. Em relatório elaborado pela Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça, em parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes, das 475 vítimas identificadas entre 2005 e 2011 pelo Ministério das Relações Exteriores em seus consulados e embaixadas, 337 sofreram exploração sexual e 135 foram submetidas a trabalho escravo. Ainda segundo o documento, no mesmo período a Polícia Federal registrou 157 inquéritos por tráfico internacional de pessoas para fins de exploração sexual, enquanto o Poder Judiciário teve 91 processos distribuídos, de acordo com o Conselho Nacional de Justiça.

Outras notícias